sábado, 26 de abril de 2008

Apostas do mercado -

O segmento aposta nos ativos naturais, nas novas moléculas e nas matérias-primas do segmento de aromas. Entre as madeiras, destacam-se as mais leves, como cedro, sândalo e cerejeira, e ingredientes asiáticos como chá verde e bambu também estão em alta. Voltam à cena as flores brancas (orquídea e jasmim) e a rosa. Em baixa, apenas as notas animálicas.

Perfumes femininos voltam a recorrer à família oriental, com o uso de chocolate, caramelo, doce de leite, frutas caramelizadas e baunilha - notas gustativas ligadas à sedução e à sexualidade. Entre as fragrâncias masculinas, destacam-se as notas amadeiradas, frutais e gourmand, porém não tão doces, e as flores entram com maior intensidade, tornando as fragrâncias mais aromáticas. Em ambos os segmentos, está em evidência o uso do âmbar (branco, vermelho, mineral, vegetal, néon e salgado). “É levemente doce, deixa o perfume mais redondo e aumenta o tempo de duração da fragrância”, diz Gonsalez. A lavanda também ressurge, mas em criações mais complexas.

Na opinião da perfumista, há muitos lançamentos, edições limitadas e opções de compra para todos os bolsos no Brasil. O aumento no poder aquisitivo ampliou o número de usuários e isso se reflete em crescimento das vendas, tanto para marcas globais, quanto locais. Na Europa e nos EUA, o boom foi nas décadas de 80 e 90, quando foram lançados mais de 1,5 mil produtos. Embora o mercado brasileiro não chegue nem perto dessa marca, pode-se comemorar seu amadurecimento: os lançamentos são pelo menos 10 vezes maiores do que nas décadas passadas.

Fonte: Freedom Comunicações

Nenhum comentário:

Quem sou eu

São Paulo, São Paulo, Brazil
Bióloga de formação e Mestre em Ciências (USP).Especialização em Cosmetologia.