sexta-feira, 25 de janeiro de 2008

A eterna preocupação com a beleza

A preocupação com a imagem e o desespero com o aparecimento de rugas não são privilégios das mulheres modernas. Desde que o homem pisou no mundo, representantes da ala feminina buscam alternativas para adiar o inevitável: o envelhecimento cutâneo. Veja o que já fizeram (algumas loucuras e outras que deram certo) para combater as rugas. »

3000 a.C: a primeira ação de combate ao envelhecimento que se tem conhecimento é uma receita com ácido encontrada em um texto médico egípcio. O título dizia "Para transformar um homem velho em jovem". »

1600 a.C: A imperatriz da Dinastia Qing, da China, ingeria e aplicava sobre o rosto pó de pérola, porque acreditava que desintoxicava o corpo e removia sinais da idade. »

1000 a.C: surge a primeira máscara facial. Os egípcios aplicavam uma mistura de incenso, cera, óleo de oliva, ervas e leite por seis dias. »

100 a.C: Cleópatra toma seu famoso banho de leite em busca de uma pele mais macia. »

1880: retirar camadas danificadas da pele se tornou popular nos Estados Unidos e as mulheres faziam isso como um "peeling" de fenol. A ação resultava, muitas vezes, em inflamações e feridas. »

1934: cientistas encontraram nos olhos da vaca uma substância que viraria a vedete dos tratamentos antiidade: o ácido hialurônico. »

1974: os dermatologistas Eugene Van Scott e Ruey Yu descobrem os alfa hidroxiácidos para suavizar as linhas de expressão. »

1980: surge o primeiro protetor solar para proteger a pele dos raios UVA e UVB. »

1981: o FDA (Food and Drugs Administration) aprova a primeira substância injetável, à base do colágeno da pata de vaca, para preencher linhas de expressão. »

1986: o dermatologista Albert Kligman, criador do creme à base de vitamina A para tratar acne, 19 anos antes, descobre que o produto também combate as rugas. »

1990: surge o primeiro laser de gás carbônico. »

1993: a vitamina C vira a vedete nos cosméticos antienvelhecimento pela sua ação antioxidante. Nesse mesmo ano, a marca Clinique lança um creme à base de ácido salicílico, uma substância que faz uma suave exfoliação. »

1997: surge a microdermoabrasão com micro cristais de coríndon. »

2002: a toxina botulínica é aprovada pelo FDA para uso cosmético. »

2005: surge o ativo Idebenona, um potente antioxidante, no creme Prevage, da Elizabeth Arden. »

2007: descobre-se que o extrato da semente de café é um poderoso antioxidante.
Revista Plástica & Beleza

Nenhum comentário:

Quem sou eu

São Paulo, São Paulo, Brazil
Bióloga de formação e Mestre em Ciências (USP).Especialização em Cosmetologia.