domingo, 21 de outubro de 2007

Inovação em perfumaria fina

Custa caro sair na frenteInovação em perfumaria fina exige investimento e dedicação para conhecer o consumidor
Sonhar não custa nada. Não se paga para sonhar”. Mas para transformar o sonho em realidade, no mundo encantando da perfumaria fina, custa bem caro.

O setor exige investimentos pesados, desde o desenvolvimento das matérias-primas até a exposição no ponto-de-venda. Lançar uma fragrância nesse mercado é um projeto de longo prazo, que envolve cientistas, químicos, perfumistas, designers, marketeiros e os famosos “narizes” – como são chamados os diretores olfativos das marcas. Para explodir em vendas, é preciso estar sempre um passo à frente do consumidor.De acordo com dados da Segmenta, o mercado de perfumaria fina teve uma pequena variação de 2,6% em 2006, se comparado com o faturamento em reais obtido no ano anterior. Em dólar houve uma ligeira queda de 4% totalizando vendas de aproximadamente US$ 300 milhões.Na opinião de Evelyse Britto, diretora da LVMH, o ano passado foi atípico, pois faltou produto nas prateleiras. “Tivemos problemas de importação em função das greves da Anvisa e da Receita Federal”, diz. Segundo ela, o mercado já retomou as vendas e deve crescer dois dígitos em 2007.Viviane Soares, gerente de marketing da Neutrolab, concorda com esta otimista expectativa. Para ela, esse resultado só não será conquistado se houver, novamente, problemas na importação. Neste ano, a vilã é a mudança na legislação de importação e distribuição das fragrâncias. De acordo com a executiva, o crescimento da Neutrolab em 2006 foi de 16%. O caminho do sucesso está em inovar, mas é preciso muito cuidado: tem que ser ousado, mas não em demasia. Conhecer a fundo o consumidor é vital para quem deseja conquistá-lo e encantá-lo. Segundo Bárbara Kern, diretora de Marketing e Vendas da RR Perfumes, a inovação só ocorre quando se entende profundamente o que o consumidor busca e não se perde a identidade com o público-alvo. “A marcanão pode perder sua personalidade, pois o público se identifica com seus valores”, afirma. “Tem que inovar, mas de uma maneira coerente”, conclui."
Inovação e coerência são os pilares que sustentam as fragrâncias blockbuster. Para marcar seu tempo é preciso ir mais além. Na opinião de Bárbara Kern o que determina os marcos da perfumaria fina é estar com o conceito certo, no momento certo e para o público certo.
DNA – Valores e atributos muito claros e fortes são características presentes em todas as fragrâncias de sucesso. Com o entendimento do consumidor obtido por meio de pesquisas e experiência, os narizes mais cobiçados do mundo trabalham para traduzir olfativamente as emoções e ambições do consumidor, e alinhá-las aos DNA da marca. “Por trás de uma grande marca costuma sempre sair um grande produto”, afirma Evelyse Britto. “Os narizes precisam estar atentos ao que o consumidor vai querer num futuro próximo”, acrescenta.
Magia – Como bem lembra Bárbara Kern, esse trabalho todo é necessário, pois ao desenvolver uma fragrância a marca carrega a responsabilidade de provocar emoções e sensações.“A fragrância é emocional, por isso é preciso que o consumidor combine com o perfume e isso é muito pessoal”, afirma Andrea Gonsalez, perfumista da Firmenich. Segundo ela, o segredo é combinar o clássico com o ousado. “É necessário ser criativo e trabalhar com elementos tradicionais”, afirma a perfumista. “O mais importante é que o trabalho esteja alinhado com o projeto do cliente”.

Tendências em perfumaria fina atendem a todos os estilos de consumidores, em cada momento da vida.De acordo com Andrea Gonsalez, perfumista da Firmenich, a perfumaria fina vive um momento muito democrático, de simbiose entre os ativos e de fusãocom aromas e ingredientes da culinária. A idéia é satisfazer os diversos tipos de consumidores, com um ou mais produtos adequados a determinado momento da vida. As possibilidades de combinação das matérias-primas são inúmeras e para cada uma delas uma emoção diferente. Extremamente ligado às emoções, o olfato é o sentido das lembranças, das mensagens implícitas e dos sentimentos. Assim, para cada sensação, uma fragrância. Os florais normalmente remetem ao romantismo. As notas frescas, à jovialidade. Os ativos gourmand, à sedução, etc."


Matérias-primas em alta
BaunilhaMadeiras leves (cedro, sândalo, bambu)ÂmbarFlores: rosa, orquídea, jasmim e Azarah


Patchouli

Lavanda

Mix de emoçõesTendências em perfumaria fina atendem a todos os estilos de consumidores, em cada momento da vida
De acordo com Andrea Gonsalez, perfumista da Firmenich, a perfumaria fina vive um momento muito democrático, de simbiose entre os ativos e de fusão com aromas e ingredientes da culinária. A idéia é satisfazer os diversos tipos de consumidores, com um ou mais produtos adequados a determinado momento da vida. As possibilidades de combinação das matérias-primas são inúmeras e para cada uma delas uma emoção diferente. Extremamente ligado às emoções, o olfato é o sentido das lembranças, das mensagens implícitas e dos sentimentos. Assim, para cada sensação, uma fragrância. Os florais normalmente remetem ao romantismo. As notas frescas, à jovialidade. Os ativos gourmand, à sedução, etc.
Segundo a perfumista da Firmenich estão em alta os ativos naturais, as novas moléculas e as matérias-primas advindas do segmento de aromas. Entre as madeiras, a evidência está nas mais leves, como cedro, sândalo e madeira de cerejeira, entre outras. Os ingredientes asiáticos, como o chá verde e o bambu, também se destacam. Entre as flores, voltam à cena as flores brancas, principalmente orquídea e jasmim, e a rosa. Em baixa, Gonsalez aponta apenas as notas animálicas.O mercado feminino de perfumaria fina vive um momento de retorno à família oriental, com o uso de chocolate, caramelo, doce de leite, frutas caramelizadas, baunilha, etc. Geralmente, as notas gustativas estão ligadas à sedução e sexualidade e são as preferidas pelas mulheres que querem afirmar sua personalidade. As madeiras também ganham importância nas criações para as mulheres.Entre as fragrâncias masculinas, destacam-se as notas amadeiradas, frutais e gourmand, porém não tão doces como no segmento feminino. As flores vêm ganhando destaque nas criações para os homens, com uma intensidade maior para conferir à fragrância um acorde mais aromático. Essas criações atendem ao novo momento dos homens: mais sensíveis e emocionais. Em ambos os segmentos, está em evidência o uso do âmbar, em suas diferentes apresentações (branco, vermelho, mineral, vegetal, néon e salgado). “É levemente doce, deixa o perfume mais redondo e contribui para ampliar o tempo de duração da fragrância”, conta Gonsalez. A lavanda, ativo muito valorizado pelos brasileiros, volta a todo vapor, porém de uma forma mais aromática, em criações complexas e não isolada.Na opinião da perfumista, o Brasil está agora no momento do boom, com opções de compra para todos os bolsos, muitos lançamentos e edições limitadas. O aumento no poder aquisitivo ampliou o número de usuários de fragrância e isso se reflete em crescimento das vendas, tanto para marcas globais, quanto locais."


Na Europa e nos Estados Unidos, o boom foi nas décadas de 80 e 90. Nosso bom momento não chega nem perto \n desta época de ouro, quando foram lançados mais de 1.500 produtos. Ainda \n assim, podemos comemorar o amadurecimento do mercado. Os lançamentos não são milhares, mas são pelo menos 10 vezes maior do que nas décadas \n passadas. E novos produtos trazem novos consumidores.Na Europa e nos Estados Unidos, o boom foi nas décadas de 80 e 90. Nosso bom momento não chega nem perto desta época de ouro, quando foram lançados mais de 1.500 produtos. Ainda assim, podemos comemorar o amadurecimento do mercado. Os lançamentos não são milhares, mas são pelo menos 10 vezes maior do que nas décadas passadas. E novos produtos trazem novos consumidores.
Novidades que chegam ao Brasil
Beauty Brasil reúne as principais importadoras de cosméticos e perfumes e apresenta os novos produtos para o segundo semestre. Setor retoma ritmo de lançamentos após período de dificuldades na importação, causado, principalmente, por greves e mudanças na legislação. Com as novidades nas gôndolas, o crescimento este ano deverá ser de dois dígitos.Confira as principais fragrâncias apresentadas na feira.
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Matéri apublicada na revista H&C Household & Cosméticos de 24/09

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Quem sou eu

São Paulo, São Paulo, Brazil
Bióloga de formação e Mestre em Ciências (USP).Especialização em Cosmetologia.