sábado, 20 de outubro de 2007

O Ritual do Banho

Animar, relaxar, despertar, refrescar, perfumar… As finalidades do banho são inúmeras. O que pouca gente sabe é que, misturado aos óleos essenciais, ele pode se tornar ainda mais positivo para o corpo (e para a mente!), dependendo da combinação escolhida.
E justamente a mistura dos óleos essenciais com a água é um dos temas principais de ‘Banhos Histórias e rituais’, escrito por Renata Ashcar e Roberta Faria, que acaba de ser lançado. Além de explicar a origem do banho, o livro ensina receitinhas para todos os gostos: banho para seduzir, para apaixonar e para animar, entre muitos outros.A jogadora Virna é uma das adeptas dos banhos e massagens.
“Com o ritmo de vida que eu levo, com treinos e jogos, vivo com os músculos tensionados. Os banhos e massagens são maravilhosos. Esse é um ritual relaxante e recuperador de que não abro mão”, defende.Mesmo quem não tem banheira também pode aderir ao ritual.
“O importante é passar os óleos na pele, para penetrar nos poros. A ducha também massageia a pele, assim como a água na banheira. A mistura dos aromas, folhas e flores é o segredo diz a terapeuta corporal”, Andréa Venâncio, uma das proprietárias da Cesabe, no Jardim Botânico.
AROMAS PESSOAISComo as preferências de olfato são muito pessoais, vale a pena experimentar e inventar as próprias combinações. Baunilha, lima e manjericão, por exemplo, são antiestressantes.
“O jasmim, o sândalo e a sálvia são afrodisíacos, indicados para os momentos de sedução. Já o cedro, violeta e lavanda são ótimos para relaxar”, explica a terapeuta Cláudia Silveira.
Receitinhas
EscaldadoBanhar os pés em água fria reduz o inchaço e a fadiga. Para que o banho fique ainda mais eficiente, uma boa dica é adicionar de um a dois raminhos de folhas picadas de alecrim, que alivia a dor e o cansaço.
Para adormecerAdicione duas gotas de óleo essencial de rosa, duas gotas de óleo essencial de lavanda e duas gotas de ilangue-ilangue. Junte tudo e jogue no corpo (ou na banheira). Massageie o corpo por 20 minutos.
Para refrescarUma combinação tônica e energética, ideal para um banho frio num dia quente de verão, é a seguinte: três gotas de óleo essencial de zimbro, óleo essencial de pathouli. Espalhe a mistura pelo corpo.
Segredos e TemperaturasBanhos de temperatura alternada melhoram a circulação, tonificam a pele e energizam. Basta alternar o jato quente, no chuveiro, por três minutos, com uma ducha fria de alguns segundos. O ideal é encerrar com o jato frio.
Diversas terapias indicam um banho quente prolongado, de pelo menos 20 minutos de duração, como um belo auxiliar no tratamento de artrite, gota, vesícula biliar, nevralgia, bronquite e alívio da fadiga muscular.
As esponjas e buchas vegetais são excelentes para ajudar a ativar a circulação de todo o
corpo. “O ideal é passar pelo corpo todo, em movimentos circulares e vigorosos, diariamente”, diz a terapeuta Claudia Silveira.
Fonte: Agência O Globo

Nenhum comentário:

Quem sou eu

São Paulo, São Paulo, Brazil
Bióloga de formação e Mestre em Ciências (USP).Especialização em Cosmetologia.